19.9.07

VERGONHA

Por Rui Barbosa, escrito em 1914

A FALTA DE JUSTIÇA, Srs. Senadores, é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação.A sua grande vergonha diante do estrangeiro, é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais.

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.

Essa foi a obra da República nos últimos anos. No outro regime (na Monarquia), o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para todo o sempre, as carreiras políticas lhe estavam fechadas. Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos se temiam e que, acesa no alto (o Imperador, graças principalmente a deter o Poder Moderador), guardava a redondeza, como um farol que não se apaga, em proveito da honra, da justiça e da moralidade.

30 Comments:

Blogger Atividade Natural said...

Vergonha, tristeza, angústia...
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder ....”.
Monarquia, Parlamento, República, o povo no poder (Democracia), nada surtiu o efeito esperado. O governador Requião disse antes do primeiro mandato do atual presidente, que no Brasil faltavam “nacionalistas”. Creio que não somente nacionalistas, patriotas, mas os que julguem com justiça, sem discriminação e com verdadeiro amor ao próximo.

11:15 AM  
Blogger Unknown said...

O que está descrito, que gera tristeza justa (e perigosa), não se limita, infelizmente, ao cenário político.
A maior dificuldade hoje entre os que se reconhecem como igreja, Corpo de fato em que um sente o pulso do outro, talvez seja essa reconstrução de pilares básicos. No nosso meio também existem escândalos e a tendência não é que sejam tratados e sanados. E no entanto, deveríamos ser um conjunto de pessoas profundamente comprometidas com a justiça, "não só por temor, mas por causa da consciência", como diz o apóstolo Paulo.
Porque o pior de situações assim, meio que carregadas de culpa, qualquer que seja o meio 'político' em que se aconteçam, é que geram mentiras em série e estruturam mecanismos de opressão, do que força as pessoas a negarem a sua necessidade, sobretudo a necessidade de dignidade.
Se a mentira e a opressão (de todo tipo) são irmanadas, imbricadas nesses espetáculos todos de violência, o que a gente pode fazer é esse esforço, custoso que seja, dificultoso que seja, perigoso que seja, de lutar pela clareza, pela linguagem isenta de subterfúgio, pelo que traga à tona, entre os que se reconhecem, a verdade,simplesmente ela em tudo, ela que é, em si, uma promessa de liberdade, do que coincide com estar salvo, respirando bem, em bom lugar.

12:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este é o INDICATIVO CONTEMPORÂNEO do discurso do "ÁGUIA DE HAIA": "TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES".

Tragédia!!!!

Visitem:

www.przwinglio.blogspot.com

10:35 AM  
Blogger Nilton Santos de Oliveira said...

Ser Cristão é ser homem!
O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo, grupos ditos sem religião são muito pequenos perto de uma população de cerca de 176.700.000 “cristãos”, dados censo de 2000.
O que me intriga é contrapor dados como estes com a deplorável condição moral que se encontra nosso país. Constatamos ao assistir um tele-jornal, ou mesmo ler uma revista, que a religiosidade brasileira não têm influenciado a ética de nosso povo, incluindo nisso o povo evangélico.

Casos como “Anões do orçamento”, “Valerioduto”, “Sangue-sulgas”, “Bispos presos com dólar na Bíblia, em malas e sei lá onde” e agora a lastimável conduta moral e ética do presidente da maior casa legislativa de nosso país, Sr. Renam Calheiros, nos enchem de indignação e revolta por ver o descaso como é tratado o cidadão “comum”, o pai de família que paga seus impostos com tanto esforço e até privando os seus em função disto.

O que a religiosidade de nosso povo tem mudado neste quadro? Praticamente nada é a resposta, os escândalos não param, e nem vão parar, porque é assim que funciona a coisa, um ajuda o outro a esconder sua sujeira e vamos lá, bola pra frente afinal somos o país do futebol.

Há que sonho fossemos o país da igualdade social, da educação, da saúde e da ética!!!

“Ser cristão não significa ser religioso em uma determinada direção, sob a pressão de qualquer metódica tornar-se algo (pecador, penitente ou santo), mas, ao contrário ser cristão é ser homem. Não apenas um certo tipo de homem, mas o homem que Cristo cria em nós. Não é que o ato religioso produz o homem, mas sim a participação no padecimento de Deus na vida do mundo”. Dietrich Bonhoeffer

Acho que isto é o que nós como povo brasileiro estamos precisando aprender a ser, não um povo religioso, mas um povo que é Homem, mas não ser um homem qualquer,e sim um homem que é conforme a estatura do maior de todos que já conhecemos, Cristo Jesus.
...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da ESTATURA da plenitude de Cristo; Ef: 4-13
A Deus toda glória

5:07 PM  
Blogger Maya Felix said...

E como está atual! Leio A República e vejo como o discurso dos sofistas é atual! Justiça é fazer bem aos amigos e mal aos inimigos, não? Como O Príncipe de Maquiavel me parece ser o manual de conduta da modernidade! E vamos lá em Amós e eu penso que ele fala com a Ideli Salvati, ou com a Marta Suplicy, as "vacas de Basã". Sim, não há nada de novo sob o sol. O resto é vaidade. A maldade humana continua. A única coisa que me surpreende é a bondade de Deus.

8:07 PM  
Blogger Alessandro Santos said...

x

1:18 PM  
Blogger daladier.blogspot.com said...

Me associo às suas palavras. Não podemos mais viver assim, ou nosso sentimento de honestidade se anula. No meu blog (daladier.blogspot.com), no qual reflito sobre alguns assuntos políticos reitero a idéia de que nossos governos desejam um povo dócil e com pouco senso crítico, enquanto a corrupção destrói nossa honra e liquida o futuro.

12:20 PM  
Blogger Daniel said...

Desde o final do mês de Junho que fiquei sem possibilidades sem fazer nenhum artigo. Agora visto já ter Internet (ALELUIA), posso retornar a fazer o que gosto.
Desde já agradeço todas as visitas feitas ao meu blog (Biblos) e espero que retornem periodicamente.

danielaurelio.blogspot.com

3:09 PM  
Blogger MamaNunes said...

E o que é que a gente faz com essa diante dessa realidade, diante da impotência...?
Penso que precisamos paciencia (ciencia com paz) e muita, mas muita fé.
Um abraço meu querido pastor.
Você não imagina o quanto tem me abençoado com as centenas de pregações em CD, este blog e seu carinho quando vou a São Paulo recarregar a bateria na Ibab.
Escondida no meio da Mata Atlântica, o Senho me fala no
(*)cicio do vento.
Paz!

(*) Só hoje descobrí como se escreve e o sentido exato dapalavra cicio que em sí é uma poesia.

cicio

rumor brando, semelhante ao que produz a aragem nos ramos das árvores;
sussurro, murmúrio de palavras pronunciadas em voz baixa;
defeito de pronúncia em que se troca o z em ss.
(linda palavra)

:)

7:52 PM  
Blogger corneteiro said...

e a história se repete... infelizmente!

11:02 PM  
Blogger Aline Arte said...

Acredito que a palavra "Justiça" que provenha do homem é uma utopia(qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade) dentro deste sistemna capitalista em que vivemos.
Uma das caracteristica fundamentais deste sistema é o antagonismo de classe que corresponde a hegemonia de uma classe sobre a outra ,que tem um unico objetivo : "A exploração do home pelo homem " Manifesto do Partido Comunista; (Marx & Engels)
É ilisão crer nesta justiça humana enquanto percistir este sistema, que não tem a possibilidade de ser justo um dia!

12:17 AM  
Blogger Patricia G.Oliveira said...

Dizer que a justiça é utopia ou que a falta de justiça cresta o espírito me parece que é um certo exagero. Porque se bem me dou conta, existem esforços em direção à justiça, muitos e de todas as ordens, então ela tem lugar embora os resultados fiquem aquém do que seria plenamente justo. Por outro lado, essa ânsia por justiça que chega a gerar desconforto é bem anterior ao que as instituições fazem ou deixam de fazer e é, antes de um desejo de ver punidas as pessoas culpadas, a necessidade extrema de ver satisfeitos os pobres de espírito, os que choram, os que estão ‘a caminho’ - errando, acertando, oferecendo o rosto na adversidade, correndo riscos. E essa ânsia foi respondida, é respondida, mesmo que as nossas figueiras não dêem flores perfeitas.

8:41 PM  
Blogger Alysson Amorim said...

Escrito em 1914 o texto é atualíssimo. A hipocrisia tupiniquim também não mudou nada: o homem público Rui Barbosa soube ser conservador como poucos.

3:13 PM  
Blogger Maya Felix said...

Pastor Ed René,

Por favor, escreva um texto novo... Sinto falta!

12:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

PASTOR ED RENÉ, ESTOU CONCORDANDO C/ A MAYA,SEUS TEXTOS FAZEM FALTA!!!
TODO DIA OLHO P/ VER SE TEM UM NOVO!!!UM ABRAÇO.

11:16 PM  
Blogger Eduardo Opina said...

Meus amigos, olhar, criticar, falar mal, processar judicialmente ou tomar qualquer outra providência para manifestar uma idéia ou posição contra, nada mais é do que perca de tempo, pelo menos aqui no Brasil.

O melhor mesmo é fazermos a nossa parte, primeiro como cristãos e depois, somente depois como cidadãos da Pátria amada.

1:23 PM  
Blogger Felipe Rubia said...

Bem pertinente aos dias que vivemos, o Brasil sofre de uma doença crônica, que parece estar incutida na maioria dos políticos de nosso país. Essa doença que se chama injustiça mina a sociedade brasileira.
Abraço

1:26 AM  
Blogger Pequena Criatura said...

infelismente é o que acontece...e se repete

parabens pelo bolg
abraços

6:00 PM  
Blogger mentoria said...

amado ed paz
parab pelo blog e suas msgs que tem nos edificado muito. acompanho sua trajetoria ja ha algum tempo. nao conseguimos acessar o galilea. fora do ar???
preciso sua autorizaçao para citar seu blog em nosso blog, alias peço sua abalizada avaliaçao qto ao nosso conteudo. ja atuamos no pastoreio de pastores e mentoria em manaus-am : www.mentoria-coach.blogspot.com
abços Nele
pr. messias leite

12:21 PM  
Blogger RETIRO do ÉDEN said...

Quando o dia começa...
É isso aí!!!
Justiça!!! é o que mais incomoda e origina tantos males é a Injustiça...mas também penso que o que é justiça para mim poderá ser injustiça para outros???...no que ficamos? JESUS em Seu nome e à volta deste nome SAGRADO tanta injustiça se faz, tanto negócio, tanta sapiência apregoada,tantas certezas, tanto horror!!!...ás vezes dou por mim a pensar como ELE deverá estar tão triste...e fico triste...mas mesmo triste...mas não devia, porque Deus é Amor e Alegria...mas não consigo...leio e vejo as notícias e não consigo...parece estar tudo virado do avesso, apesar de tantas certezas!!!A casa de JESUS cada vez tem menos gente principalmente jovens! mas os Centros Comerciais, Cinemas, Discotecas, Pubs, etc e tal continuam apinhados de gente!!! Os menos afortunados são olhados de alto abaixo! e há quem diga, estão a pagar pelo que não fizeram de bem em outras vidas...será mesmo assim???
Um Forte Abraço da
Mer

4:17 AM  
Blogger PROJETO NOVO IMPULSO said...

Amado Deus nos abençoou e estamos abrindo mais um blog http://projetonovoimpulso.blogspot.com/ e gostaria de saber se podemos ser parceiros em nossos blogs , será uma benção para mim o seu aceite, aguardo sua resposta.
Deus te abençoe.

9:55 AM  
Blogger Com Cristo Sempre said...

Certamente, em meio a todas essas mazelas que soterram esta nação desamparada e sugada por todo tipo de oportunistas, em todas as suas esferas sociais; inclusive por ditos pregoeiros da verdade; certamente, Deus tem reservado para si, assim como no caso de Elias na caverna, alguns que não se tem dobrado aos ídolos da modernidade. Certamente, Ele sacodirá a Videira, avivará o seu povo, e fará que seu nome seja conhecido nesta nação. O Evangalho do Senhor resplandecerá ante os olhos desta tão sofrida nação para resgate dos oprimidos, dos desprezados, dos desfilhados, dos diminuídos, por fim, de todos aqueles que tem fome e sede de justiça. Assim como Ele disse: "Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos...Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus." Mateus 5:6,10 - Novo Testamento - King James. "Venha e teu Reino e seja feita a tua vontade. Amém!... Nossa constante oração!

1:02 AM  
Blogger Unknown said...

Olá, amei o vosso blog, estou a criar um, e gostaria também que seguissem o meu novo blog.
Chamo-me Marta Pinto, faço parte da igreja projecto vida nova de Portugal.
Foi algo que Deus revelou no meu coração, tenho muito zelo nestas coisas, orei bastante e creio que possamos juntos salvar almas perdidas no mundo.
Fica ao vosso critério aceitar este meu simpático convite.
Link- http://convivio-vida-nova.blogspot.com/

10:27 PM  
Blogger André Francisco said...

Pr. Ed René, sou seminarista e pretendo escrever em minha monografia, algo relacionado a politíca e serviço cristão. a pergunta chave seria mais ou menos assim: de que modo o serviço cristão deve se entreter com a política para buscar soluções para o mundo atual? gostaria de saber uma opinião sua e uma orientação para leituras que irão ajudar a desenvolver esse trabalho monográfico! um grande abraçoo!

6:09 PM  
Blogger Zelmar Guiotto said...

Estimadíssimo Pr. René, hoje é domingo. Visito as crônicas do Rubem Alves (o mago das palavras)no Correio Popular. Ele citou o seu nome. Fui no Google e localizei o seu BLOG. Fiquei apaixonado. Tentei fazer a inscrição, mas não consegui. Vou tentar mais tarde. Colei um texto seu no meu Blog. Sou frade capuchinho e cristão, como o Senhor. Um abraço fraterno.

8:20 AM  
Blogger Fabio Alves Monteiro said...

A vida nacional precisa mudar, e a igreja de Cristo tem um papel central. A PAZ!

3:50 PM  
Blogger Paulo Cheng said...

OLÁ PR ED, SOU PAULO CHENG (RICO CHENG), MORO EM OLINDA E FAÇO PARTE DA IGREJA CONGREGACIONAL EM JARDIM BRASIL. ENCONTREI SEU BLOG E GOSTEI MUITO. EXCELENTE LAYOUT E ÓTIMAS MATÉRIAS. TENHO UM BLOG TAMBÉM, SE CHAMA 'A SOMBRA DA CRUZ VAZIA' BLOG DE CUNHO EVANGÉLICO, MAS QUE ABORDA ASSUNTOS DIVERSIFICADOS COMO MUSICA, POLÍTICA, ATUALIDADES ETC. ENTRA NELE E ME DIZ O QUE ACHOU. CASO VC TENHA GOSTADO E QUISER COLOCAR O LINK NA SUA PÁGINA NAS INDICAÇÕES DE BLOGS EU AGRADEÇO. ESTOU ABRINDO ESPAÇO PARA QUE OS LEITORES INTERAGAM E MANDEM TAMBÉM SUAS MATÉRIAS OU DEEM SUGESTÃO DE MATÉRIAS PARA POSTARMOS. CASO VC QUEIRA MANDAR ALGUMA VOU DEIXAR O MEU E-MAIL AQUI E O LINK DO MEU BLOG, OK?
FICA NA PAZ DE JESUS.

http://asombradacruzvazia.wordpress.com/

E-MAIL: ricocheng13@hotmail.com

12:26 PM  
Blogger Departamento de Missões & Evangelismo da AD Brás/Vila Franci said...

Quero parabenizar este blog que tem os poder influenciador na transformação de vidas.
Vejo que se não intercedermos e entregar o nosso País nas Mãos de Deus certamente a corrupção irá assolar e acabar com que resta nela!É preciso orar e votar com consciência...

12:05 AM  
Blogger Dayher Giménez said...

Por isso, sou monarquista!

11:30 AM  
Blogger Salviano Adão said...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

10:37 PM  

Postar um comentário

<< Home


Ed René Kivitz
Pastor da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), autor e conferencista.
+ Saiba mais


LANÇAMENTO

Os artigos reunidos neste livro não são expressões de rebeldia à ortodoxia cristã, mas de inquietude diante de uma Igreja que...
+ Saiba mais


BEST-SELLER
Vivendo com propósitos apresenta a resposta cristã para o sentido da vida. Tomando como ponto de partida a afirmação de que Deus criou o homem...
+ Saiba mais


-----------------------------------------
  • BOSCH, David. Missão transformadora: mudanças de paradigmas na teologia da missão. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2002.

  • XI Semana de Estudos de Religião - Fundamentalismos: discursos e práticas

    PRELETORES: Diversos
    DATA: 2 a 4 de outubro
    LOCAL: São Paulo (SP)
    Para saber mais, clique aqui!
  • "A missão é o sim de Deus ao mundo; a participação na existência de Deus no mundo. Em nossa época, o sim de Deus ao mundo revela-se, em grande medida, no engajamento missionário da igreja no tocante às realidades de injustiça, opressão, pobreza, discriminação e violência."
    David Bosch
  • Clique aqui para conhecer minha igreja. Você é nosso convidado!

Cadastre seu e-mail:

powered by Bloglet

 

 
....Copyright © 2006 Ed René Kivitz. Todos os direitos reservados.