14.12.06

Sobre mentiras e verdades

Cansei de varrer angústias para debaixo dos chavões. Não me importo de ser taxado de herege e que alguns divulguem que estou me desviando da fé evangélica. Não me incomoda mais o julgamento impiedoso e implacável dos que sobrevivem de certezas. Não estou mais disposto a repetir velhas fórmulas que não me fazem sentido nem oferecem abrigo para as almas amarrotadas pela dor. Não suporto mais a solidariedade das palavras vazias dos clichês religiosos e da teologia mais ocupada em defender a Deus do que em amar o próximo.

Não temo o caminho. A noite escura do silêncio e das dúvidas da alma não me apavora mais do que a infertilidade dos dogmas do dia claro. Tenho certeza de que minha trilha é percurso de vida. E tenho boas razões para crer assim.

Ando sobre as pegadas dos questionadores, dos inquietos, dos rebeldes, dos que não encontram descanso, sem qualquer temor de me perder no labirinto da complexidade da razão e dos descaminhos do coração, que “têm razões que a própria razão desconhece”.

O que não quero é ser contado entre os cínicos. Não me admito mais seguindo na fila indiana dos covardes. Jamais aceitarei a possibilidade da hipocrisia. Prefiro a verdade, a minha verdade, ainda que minha verdade seja mentira, pois mais vale apostar no que é verdade para a consciência, ainda que seja mentira, do que numa verdade estranha à consciência. A consciência vale mais que a verdade, pois somente na verdade relativa da consciência a verdade verdadeira poderá se impor sobre a mentira.

Caminho sem qualquer receio entre as verdades e mentiras das consciências humanas – a minha e a de todos os caminhantes. A Verdade em que creio não é uma idéia, é uma pessoa. Não tomo como definitivas as verdades das consciências, já que descanso na Verdade que é uma pessoa.

Minhas vísceras clamam pelo encontro com a pessoa que é a Verdade, e justamente por esta razão não posso conviver com quaisquer verdades que sejam estranhas à minha consciência. Relacionamentos não se baseiam em verdades, mas em integridade, autenticidade, transparência, sinceridade, mútua confiança. Prefiro estar errado sendo íntegro do que certo sendo falso. Você deve suspeitar que eu esteja enganado ou equivocado, mas pode acreditar que estou sendo honesto. Não me importo em descobrir que minha verdade é uma mentira. Mas jamais me relacionaria com você baseado em algo que para mim seja mentira somente porque para você é verdade.

Caso se importe, fique tranqüilo comigo. Creio na graça de Deus, que me interpela e me encontra. Creio no Espírito Santo de Deus, que me conduz a toda a verdade. Creio em Jesus, caminho, verdade e vida. Creio que sou amado pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo com amor maior do que eu tenho por mim mesmo. Creio que o Deus Triuno me levará à luz da verdade verdadeira, desmascarando minhas mentiras. E creio que o caminho mais curto para a verdade verdadeira é a admissão de minhas verdades relativas. Antes de me levar à verdade verdadeira, certamente Deus me levará às minhas verdades relativas, quer para que sejam desmascaradas e se revelem mentira, quer para me revelar que não eram tão mentirosas assim.

Romanos 12.2
2Coríntios 13.8
Hebreus 4.12

9 Comments:

Blogger Lucas Parisi said...

...continuamos.

7:32 PM  
Blogger Volney Faustini said...

Dois Francis pra você e mais um creio (se me permite):

Biblical orthodoxy without compassion is surely the ugliest thing in the world.
Francis Schaeffer

Se o homem começa com certezas, terminará em dúvidas; mas se ele se contentar em começar com dúvidas, alcançará certezas.
Francis Bacon

E podes crer no amor sincero de irmãos (muitos) que verdadeiramente se importam com você.

7:46 PM  
Blogger O Tempo Passa said...

Não sou teólogo. Não sou filósofo. Não sou intelectual.
Por isso meu comentário é "pop":
"Eu posso estar completamente enganado.
Eu posso estar correndo pro lado errado.
Mas a dúvida é o preço da pureza.
E é inútil ter certeza..."
"Engenheiros do Hawaii em "Infinita Highway".
Valeu !

7:58 PM  
Blogger Jorge Oliveira said...

Jesus é a verdade. Que importa o que os homens dizem de nós quando estámos n'Ele?

Abraços amigo.

8:48 AM  
Blogger Jorge Oliveira said...

Ah... gostei muito das frases que o Volney citou.

8:49 AM  
Blogger Lou H. Mello said...

Ed

Tudo bem. Se você quer assumir uma postura não alinhada. Mas, na verdade, não precisa. Você conseguiu construir muitas coisas boas, é um bom cidadão e um cristão proeminente.
Esse negócio de dissidência dói e fica melhor em quem tem as mãos calejadas e é capaz de se virar com nada. Mas se você quer mesmo encarar, eu diria que ganharemos um reforço de peso.

7:26 PM  
Blogger Exemplo AVERA said...

É fato...
A certeza é a fraqueza dos "fortes" e a dúvida é a força dos "fracos".

Deus abençõe Ed

Valmir
Santos, Brazil

6:19 PM  
Blogger Unknown said...

é... cremos num Deus que sabe dançar!

5:32 PM  
Blogger Márcio Cardoso said...

É isso, aí, Ed! Segura a onda, irmão...
Sua sina é dura, linda e necessária. Esta e a próxima geração agradecem.

2:43 AM  

Postar um comentário

<< Home


Ed René Kivitz
Pastor da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), autor e conferencista.
+ Saiba mais


LANÇAMENTO

Os artigos reunidos neste livro não são expressões de rebeldia à ortodoxia cristã, mas de inquietude diante de uma Igreja que...
+ Saiba mais


BEST-SELLER
Vivendo com propósitos apresenta a resposta cristã para o sentido da vida. Tomando como ponto de partida a afirmação de que Deus criou o homem...
+ Saiba mais


-----------------------------------------
  • BOSCH, David. Missão transformadora: mudanças de paradigmas na teologia da missão. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2002.

  • XI Semana de Estudos de Religião - Fundamentalismos: discursos e práticas

    PRELETORES: Diversos
    DATA: 2 a 4 de outubro
    LOCAL: São Paulo (SP)
    Para saber mais, clique aqui!
  • "A missão é o sim de Deus ao mundo; a participação na existência de Deus no mundo. Em nossa época, o sim de Deus ao mundo revela-se, em grande medida, no engajamento missionário da igreja no tocante às realidades de injustiça, opressão, pobreza, discriminação e violência."
    David Bosch
  • Clique aqui para conhecer minha igreja. Você é nosso convidado!

Cadastre seu e-mail:

powered by Bloglet

 

 
....Copyright © 2006 Ed René Kivitz. Todos os direitos reservados.